Resenha Clarices - Luciana Bollina

2 de março de 2015
Editora: Philae
Páginas: 143
Ano de lançamento: 2013
Onde comprar:  Livraria Cultura |  Travessa

Clarice tem 19 anos, é artista plástica e seu maior desejo é conhecer o amor. Na rua, encontra um jovem poeta chamado Gabriel, que vende seus poemas impressos de forma artesanal. Ela se apaixona e ele preenche seu imaginário. A atração parece recíproca, mas Clarice flagra o moço beijando outra mulher, linda e sedutora, entre as prateleiras de uma livraria. Paralelamente, sua mãe e sua irmã aparecem em meio a discussões, confrontos e sustos que fazem com que ela amadureça.

Como sempre os livro nacionais estão sempre me surpreendendo e com Clarices não poderia ter sido diferente. Fico imensamente feliz quando um autor nacional me proporciona uma leitura tão bem escrita e agradavél.

O livro nos conta a história de Clarice, uma jovem de dezenove anos."Rosto jovem, liso, refletor de luz, discreto. A boca quer devorar a verdade das coisas. O nariz não é pequeno, nem grande, é forte, diferente. Não é feio, tem harmonia em seu rosto. O cabelo muda a cada seis meses, mais ou menos. Não gosta de estabilidade em nada que se refere a ela..."

Clarice vive de sua arte. Ela é artista plástica e professora substituda nessa área.
Em seus desenhos notam-se muitas cores, texturas e "caminhos para um resultado" como ela mesma diz.
Clarice, como toda jovem, anceia em conhecer o grande amor de sua vida. Ela tem mania de escrever cartas, contando sua vida, para seu amor que não exite ou que ela ainda não teve a sorte de encontrar.
Inesperadamente ela conhece Gabriel, um jovem escritor que vende seus manuscritos na rua. "Seu rosto era de uma beleza masculina e doce. Parecia ser homem e menino, anjo e malandro." A atração entre os dois é mútua e Clarice se ver muito interessada em conhecer mais sobre o intrigante e lindo Gabriel. Também somos apresentados, no decorrer do livro, de forma reflexiva a dramas familiares.
Ela estava dentro dele e tudo lhe parecia supérfluo perto da essência de suas palavras.
Luciana Bollina escreveu seu livro de estreia lindamente. A narrativa é leve e singela. A leitura é rápida e faz você refletir. Luciana conseguiu criar uma atmosfera original e real, poética. Os personagens são bem descritos, são fortes, com caracteristicas próprias e marcantes. Confesso que assim como Clarice, também tive uma quedinha por Gabriel.
Através do livro conhcemos uma outra história, pela qual fiquei encantada. A historia da Maria de Pau.
"Maria, então, tirou a mascara e pôs seu vestido com toda as estrelinhas do céu."

A diagramação do livro combina perfeitamente com o conteúdo. É meiga e simples. As folhas são amareladas, que por sinal são minhas preferidas.
Concluíndo, eu recomendo muitíssimo "Clarices" para todos. Com certeza é um livro apaixonante!
Alguns nascem para escrever livros, outros para lê-los e outros para sê-los.

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo e editado por Sara Cavalcante.